Tel: (41) 3330-8181 - (Plantão Obstétrico 24h)

Berçário

O Berçário possui instalações amplas e modernas. Durante o período de internação, uma equipe de neonatologistas avalia diariamente os bebês.


Nossas enfermeiras são capacitadas para orientar e esclarecer quaisquer dúvidas com relação aos primeiros cuidados com o bebê. Auxiliam na amamentação, ensinam e orientam os primeiros banhos e a troca de fraldas, transmitindo segurança e muita tranqüilidade às mamães que saem daqui prontas para cuidarem sozinhas de seus bebês.


Banho do bebê
No dia seguinte ao nascimento a equipe de enfermagem do berçário ensina e orienta o primeiro banho do bebê.


Segurança
O berçário é monitorado com circuito interno e equipe de enfermagem 24 horas por dia, além da senha de entrada. Você e o seu bebê podem ficar tranqüilos.
O sistema de identificação dos bebês é extremamente seguro.



Responsabilidade com a Saúde

Teste do pezinho
A maternidade já dispõe de um teste gratuito para detectar doenças do córtex ao supra-renal. Muitas pessoas confundem o teste do pezinho com a identificação que é feita quando se ‘carimba’ o pé do bebê, logo após o nascimento. Na verdade, o teste do pezinho é realizado com algumas gotinhas de sangue retiradas do calcanhar do bebê e absorvidas por um tipo de papel especial.

Por meio do exame do pezinho são detectadas diversas doenças, como fenilcetonúria, hipotireoidismo, anemia falciforme, fibrose cística, galactosemia, hiperplasia adrenal congênita e aminoacidopatias diversas.

O teste é realizado 48h após o nascimento do bebê.


Teste da Orelhinha
A maioria das mães ainda não sabe, mas além do já tradicional teste do pezinho, responsável por identificar doenças graves, um outro exame fundamental nos primeiros dias de vida do bebê é a Triagem Auditiva Neonatal Universal, conhecida como teste da orelhinha. Esse exame detecta nas primeiras 48 horas de vida do bebê se existe algum problema de audição e apresenta resultados 100% garantidos.

O exame é realizado em uma sala exclusiva e sem ruídos. Além disso, cada mãe é orientada separadamente sobre os resultados. O teste é feito com um pequeno fone colocado na entrada do ouvido (conduto auditivo) do bebê, que é ligado a um aparelho que emite estímulo até o ouvido interno, a cóclea, responsável pela audição. Neste momento as células se movimentam e a vibração causada pelo estímulo retorna ao aparelho em uma configuração que será analisada. O exame é realizado durante o sono natural do bebê, sem incomodá-lo e o tempo de duração é de apenas dois minutos.


Teste do Olhinho
Outro teste que ajuda a descobrir problemas precocemente e facilitar o tratamento é o teste do olhinho. O teste do olhinho detecta doenças oculares graves, como a retinopatia da prematuridade, catarata, glaucoma, infecções, traumas ao parto, entre outras.

O "teste do olhinho" consiste na emissão de luz sobre a pupila, por meio de um oftalmoscópio. A luz produz uma cor avermelhada e contínua nos olhos saudáveis, descartando a presença de doenças oculares. Na ausência de reflexo ou em casos de assimetria, o bebê é encaminhado para o oftalmologista para exames mais completos.

Converse com o seu pediatra sobre a realização do mesmo.


© Maternidade Curitiba - Todos os direitos Reservados.
Rua João Antônio Xavier, 1001 - Água Verde - Fone: (41) 3330-8181